O Diário de um Artista
O Diário de um Astronauta
Esta é a breve história de um rapaz que foge do seu planeta a procura de novas aventuras. Após o nosso pequeno astronauta embarcar nesta incrível e fantástica viagem pelo espaço, sem um destino em concreto, irá se deparar com diversos perigos e obstáculos. Contudo, não é isto que o impede de continuar a sua jornada pelo mar de estrelas e de ultrapassar a linha do horizonte.
Acho que a alma deste projeto foi acompanhar a forma como os desenhos ganhavam vida através da animação. Este curta tem um valor especial, não só por ser o meu primeiro projeto em animação, mas também porque marca a transição entre as duas áreas que mais me fascinam na arte.
Como foi o meu primeiro projeto deste tipo, posso dizer que demorou pelo menos um ano para transformar o esboço que se passava na minha cabeça em uma curta-metragem de animação. A ideia que tinha na altura era fazer uma espécie de livro infantil de ilustrações, mas como a seguir entrei num curso de Multimédia, vi que esta era a melhor oportunidade para dar vida ao meu personagem, numa animação também infantil, mas com temas muito adultos, com metáforas que transmitem várias lições de vida.
A base deste projeto está na própria palavra "Animação", derivada do latin animare, que significa "dar vida a". Enquanto arte experimental, ainda assume um duplo valor semântico: por um lado, a qualidade de um ser animado e, de outro, anima - do latim animae, "alma".
Tendo como base esta premissa, este projeto foi desenvolvido a partir de ilustrações que foram recortadas e editadas no Adobe Photoshop, que a seguir foram usadas para construir e desenvolver a animação no Adobe Flash/Animate.