top of page

Logotipo, símbolo e marca

Desenhar uma marca é dar forma visível a uma ideia, que é dessa forma comunicada. É expressar essa ideia graficamente em papel ou num outro tipo de suporte. A ideia nasce da forma. Mas de onde nascem as ideias?

De um propósito, de uma intenção e de uma vontade de criar algo de novo. Ou seja, nascem de um projeto ou de um desígnio e estes baseiam-se no brief correspondente. Projetar é um verbo e uma ação-chave no exercício do dsign. O projeto é a substância ativa da ideia. O desígnio é a orientação que o designer dá ao seu projeto com vista a atingir um propósito ou um fim comunicativo concreto. A palavra desígnio contém uma outra: design, com origem no termo latino designium, que significa simultaneamente "signo" e "desenho".

Neste projeto de âmbito académico, foi proposto a criação de elementos básicos de uma identidade visual, recorrendo à diferenciação através das ferramentas visuais de tipografia, forma e cor. Foram exploradas as diferentes tipologias relacionadas a identidade visual. a marca figurativa, a marca tipográfica, a marca abstrata e o logotipo tipográfico. As propostas desenvolvidas deverão contemplar a sua aplicação a cor e a preto e branco, para cada uma das tipologias realizadas. 

Independentemente do estilo adotado, é fundamental conhecer as características de cada um para que o logotipo atenda as demandas das empresas que por ele são representadas. O mundo do design avança em direção a uma corrente imparável: o design global, ou seja, a fusão das diferentes disciplinas do design num vetor comum, que põe o espírito projetual, a estratégia e a criatividade acima das técnicas. 

Uma marca já não é apenas um nome traduzido visualmente em forma de um logotipo ou de um símbolo. É um conjunto de estratégias de comunicação que devem ser coordenadas no sentido de um fim comum, que não é senão a marca. 

bottom of page